terça-feira, 30 de novembro de 2010

A vida escolar

Há muitos anos atrás, no início dos materiais escolares, existiam muitos meninos de classes sociais diferentes.
No primeiro dia de aulas, numa turma de meninos pobres e ricos, os materiais escolares também se tinham apercebido dessa diferença entre eles. Aos intervalos, quando ninguém os via, discutiam sobre qual deles era o melhor.
- Eu sou o melhor! O meu dono risca tudo, usando-me. – dizia o lápis do Luís – o menino rico.
- E eu apago tudo o que quiser! – dizia a borracha do Luís.
Os outros materiais não gostavam de falar com o lápis e a borracha do Luís. Preferiam falar com os materiais do Filipe, o menino de menor classe social, porque eles nunca pensavam que eram os melhores e gostavam de conversar sobre o que aprendiam na escola e na vida.
A régua andava sempre a medir tudo e todos, era bastante divertida e todos gostavam dela, mas ao caderno já não achavam tanta graça porque andava sempre a lamentar-se:
- Algumas crianças estão sempre a sujar-me…
- Tu tens muita sorte porque, como eu, aprendes muitas coisas. – dizia a caneta.
Era assim que todos os dias os materiais escolares viviam os intervalos.
Um dia, o Filipe descobriu que os materiais escolares tinham vida, porque se tinha esquecido do lanche e foi buscá-lo. Os materiais pediram-lhe segredo e ele guardou –o.
No dia seguinte, quando acordou pensava que tinha sido um sonho, pois achava impossível o acontecimento. No intervalo levou o seu lápis e tentou falar com ele para perceber se era ou não verdade. O lápis apercebeu-se do que se passava e não falou. Apesar de ter a certeza que o seu segredo estava seguro!...
       Lia Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário