terça-feira, 10 de novembro de 2009

Em visita por Sintra e Amadora...parte II



Festival de Banda Desenhada da Amadora

A 22 de Outubro de 2009, o Festival de Banda Desenhada na Amadora completou vinte anos.
 Recordam-se aqui várias histórias de Banda Desenhada, mas principalmente as de Astérix (porque faz 50 anos) e da Turma da Mónica (porque Maurício de Sousa, o desenhador, faz 50 anos de carreira).
A organização mudou de imagem e de nome, passando a chamar-se FIBDA (Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora).


Estivemos à conversa com um dos guias (a quem nos esquecemos de perguntar o nome...a professora de Língua Portuguesa não pode ler isto...), para sabermos um pouco mais deste festival.


P: Na sua opinião qual a edição do festival que teve mais sucesso?
R:     Eu acho que foi esta, porque é a primeira em que  estive e estou.
P:   Que importância lhe parece ter este festival, em Portugal?
R:      Tem uma boa importância para quem gosta de banda desenhada. Aliás, é o único festival do país, nesta área.
P:    O que destacaria mais nesta edição do festival?



R:   Digamos que a comemoração dos seus vinte anos existência é muito importante porque ajuda vários autores e várias obras que ganharam o Concurso de Banda Desenhada Nacional, em Portugal.
P:    Quais os seus autores favoritos de Banda desenhada?
R:     Eu tenho vários. Gosto muito do Rui Lacas, que ganhou o festival em 2008 e 2009, tem uma exposição. Como é óbvio toda a gente da minha idade gosta do Ruy de Sousa. Também gosto da turma da Mónica e do Astérix e Obélix, que estão a comemorar  os 50 anos de existência.
P: Conte-nos situações caricatas que tenham ocorrido em edições anteriores do festival.
R:   Não sei, porque é a primeira vez que trabalho neste festival.           
(Entrevista realizada por: )

E agora...queremos mais visitas!  

Os alunos do 7ºC






Sem comentários:

Enviar um comentário